quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Como exportar sua Biblioteca de Fontes Bibliográficas do Word para o Zotero

Logo do Zotero


EUREKA! \o/

Quer saber como exportar a sua biblioteca de Referências Bibliográficas do Word (em XML) para ser aproveitada pelo Zotero sem perda de dados? Vamos lá:

Tive um problema com o computador (maldito VAIO!!!) há alguns meses e perdi toda a minha biblioteca de referências bibliográficas construída durante todo o doutorado e ~chorei muito~ ...

Agora, finalizando a tese não tive escolha, precisava atualizar todo o banco de dados e não havia jeito de importar as informações de um arquivo ".docx" para o Zotero, programa que passei a usar por ter o banco de dados online, para não correr mais o mesmo risco.

Faz três dias que estou inconformado com essa suposta impossibilidade de exportar do Word para o Zotero. Cansei de googlar informações e vasculhar fóruns e sites especializados no assunto, todos eram enfáticos em afirmar que não era possível.

Então passei os últimos dois dias transferindo ~infinitamente~ e manualmente cada dado da referência e reconstruindo o banco de dados todo. Até que hoje acordei e logo tive um insigth, pensei em algo que ainda não tinha tentado fazer e ... EUREKA! Encontrei uma maneira de recuperar meus dados e ainda por cima importa-los no Zotero.

O truque:

1) Abra um documento do Word que tenha a Bibliografia gerada automaticamente pelo próprio Word, algum DOC que você tenha gerado antes de perder sua biblioteca.

2) Clique em "Gerenciar Fontes Bibliográficas" e na janela que se abrirá copie sua "Lista Atual" para a sua "Lista Mestra" que deve estar vazia.

3) Depois vá ao site do EndNote faça um cadastro, baixe e instale o: "Plug-in™ do Cite While You Write".

4) Abra novamente o Word, no final da "Barra de Ferramentas" deve ter sido instalado mais uma "aba" chamada "EndNote", clique nela, faça seu Login com os mesmos dados que usou para fazer o cadastro no site (atenção: pode ser que não peça pra vc fazer isso neste momento ou lhe solicite depois).

5) Clique em "Export to EndNote" e escolha "Export Word Master List" (faça Login se for o caso).

6) Volte ao site do EndNote e procure a aba "Formato" > "Exportar Referências" > "Todas as referências da minha biblioteca". Em "Estilos de exportação" escolha: "EndNote Export"> "Salvar".

7) Abra o Zotero, clique no menu "Arquivo" > "Importar" e escolha o arquivo que acabou de salvar e... Pimba!!! #SimplesAssim

8) Sua Biblioteca estará lá no Zotero, seu trabalho agora, será no máximo comparar itens duplicados, mas isso é moleza...

Espero ter ajudado a mais pessoas com esse simples tutorial. Fiz questão de compartilhar essa descoberta para que outras pessoas não passassem o mesmo apuro que eu. Façam bom proveito! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário