quarta-feira, 27 de março de 2013

POR QUE SEMPRE TEM LUA CHEIA NA PÁSCOA?


A imagem mostra uma enorme lua cheia atrás com a estátua do Cristo Redentor à frente

A lógica é a seguinte:

A Páscoa é uma comemoração originalmente judaica, era comemorada e existia antes mesmo da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo (que era judeu).  Hoje, há extrema confusão das significações tradicionais sobre a Páscoa, vamos entender porque:

A palavra "Páscoa" significa "passagem", no sentido de transformação, de um estágio para outro. Na antiguidade, era comemorada sempre na primeira lua cheia da primavera, a estação que representa o fim do período duro e "morto" do inverno, para a transformação da nova vida com fertilidade, novos brotos, novos nascimentos a fertilidade da primavera.

O motivo pelo qual SEMPRE temos lua cheia na Páscoa é por uma questão simples e técnica, antigamente, nos primórdios da comemoração da chegada da primavera, não havia luz elétrica e a lua cheia iluminava a festança que, assim, podia se estender por toda a noite.

Por esta lógica, aqui no hemisfério sul, onde se encontra o Brasil, nós devíamos comemorar a Páscoa em setembro/outubro, quando costuma ocorrer a primeira lua cheia da primavera para nós. Já que em março/abril inicia-se o outono. (né?)

De qualquer forma e seja como for, festeje a chegada da primavera, plantando boas ideias, mais amor, mais diversidade, mais respeito, mais coexistência... afinal, é tempo de plantar e colher em dobro, aproveite!

Feliz Páscoa e boas colheitas para todas as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário